Ah, o Mestrado!

Vejam o que um curso de pós-graduação faz com a pessoa: quase um ano, UM ANO, sem postagens!

Eu não consigo acreditar que fiquei todo esse tempo sem escrever, quer dizer, escrevi muito, mas muito mesmo, só que fiquei um ano sem escrever aqui.
E pensar nas minhas intenções iniciais ao criar este blog...vale a pena ver de novo: http://movicentini.blogspot.com.br/2008_11_01_archive.html

Nesse ano que se passou, depois de voltar às minhas atividades do mestrado, eu só fiz reclamar da falta de tempo. Consegui um ótimo emprego, mas reclamei da falta de tempo para a pesquisa; consegui uma bolsa FAPESP, mas reclamei de ter de largar o ótimo emprego; consegui mais tempo para a pesquisa; reclamei de ter de trabalhar na pesquisa; consegui trabalhar na pesquisa, reclamo porque ela não acaba nunca...é o ciclo sem fim!

Decidi parar de reclamar e escrever sobre o mestrado aqui. Talvez seja interessante para quem está na mesma situação ou para quem quer estar. ;)

Estou na reta final. Em 19 de dezembro, apresentarei meu texto de qualificação para uma banca de professoras que entendem tudo sobre avaliação e redação (se não falei nada sobre isso antes, minha pesquisa é sobre o efeito retroativo (impacto) da prova de redação do Enem nas práticas de duas professoras de redação do 3º ano do Ensino Médio - uma da escola pública e outra da escola privada).

Para deixar mais claro, durante o primeiro semestre deste ano, observei as aulas de redação dessas professoras, gravei e ouvi todas as aulas novamente, fiz anotações, li textos da área de pesquisa. Agora, estou analisando esses dados (são muitos! 51 horas de gravação!) e escrevendo um texto parcial que será analisado pela banca. Essa etapa é muito importante porque é o momento em que especialistas da área leem o texto e criticam, sugerem mudanças... é tenso, mas crucial para a finalização do trabalho.

A ideia é conseguir defender minha dissertação em março. Como eu sou doida, já estou participando do processo seletivo para o doutorado em Linguística Aplicada (o resultado, aliás, sai nesta sexta-feira. tenso). Assim, defendendo em março, inicio meus estudos do doutorado imediatamente. Parece loucura, mas são ainda quatro anos para ter um título que me dará a chance de trabalhar no Ensino Superior público.

Por enquanto, sinto que na academia é que minha vida vai seguir. Porém, a intenção é aliar. Quero continuar com o Ensino Básico e espero que a academia me ajude a melhorar minha prática e entender os problemas que cercam o ensino e a aprendizagem. Estou feliz com a perspectiva toda!

Também estou feliz por ter escrito um pouquinho aqui. Acabei de ver que nem contei ainda sobre a experiência na Disney! Oh céus! rs.







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