Passeando pelos Estados Unidos em 40 dias - Parte II


Continuando...

Algo muito importante a se pensar quando o objetivo é programar uma viagem tão longa quanto a que eu fiz é o meio de transporte a ser utilizado. Acreditem, essa é uma das partes da viagem que mais consome dinheiro.

Claro que procurávamos pelos meios mais baratos e, nesse caso, infelizmente, tivemos que escolher nossos próprios pés na maior parte do tempo.

Andar, andar e andar. Foi isso o que mais fizemos. Obviamente, não andamos de uma cidade a outra. Para isso, optamos pelo meio de transporte realmente mais barato, ônibus.

É muito interessante que aqui nos States encontramos essas empresas que fazem umas promoções absurdas. Por exemplo, quando estávamos procurando passagens de Pittsburgh para Philadelphia, descobrimos que havia uma promoção do Megabus por $1. Isso mesmo, um dólar somente! Bom, com taxas e tal, ficou $1,99. Mesmo assim, como alguém paga só um dólar e noventa e nove centavos pra cruzar o estado??? Pois é, pagamos apenas isso. E também, somente $5 pra ir de Washington a Baltimore; $12 pra ir de NY a Philly...

É fato que algumas vezes há atrasos (um dia tivemos que esperar sete horas pelo ônibus) e que eles vendem mais tickets do que devem (por estarmos no final da fila, perdemos nosso lugar no ônibus e tivemos que esperar pelo próximo) e não há pra quem se possa reclamar. Sim, sem direito algum. Porém, posso dizer que tivemos sorte em 90% da nossa viagem toda. Vale a pena consultar os sites e checar mudanças de preços.


MegaBus: http://us.megabus.com/
Greyhound: http://www.greyhound.com/
Bolt: https://www.boltbus.com/


Outro fato é que é muito difícil evitar os táxis. Muitas vezes o aeroporto é muito longe do centro ou um hostel ficar bem distante da estação de ônibus, e por aí vai. Não esperávamos depender tanto de táxis, mas nossas malas gigantescas tampouco ajudaram. A Chris foi esperta e levou uma pequena, mas a Sari e eu estávamos com nossas malas enormes e tivemos que carregá-las várias vezes. Muito cansativo! Mas falarei sobre malas em outro post, aguardem.

Bom, o maior problema ao usar táxis é que aqui eles sempre esperam gorjeta. Portanto, se você espera gastar 10 dólares numa corrida, esqueça. Acrescente ai pelo menos 15% da gorjeta. Pra quem esta tentando economizar, gorjeta é um problema. A gorjeta é requisitada em todo lugar, principalmente por taxistas e em restaurantes. :/

No entanto, se estiver em NY, acho que é parte do passeio turístico pegar um táxi amarelinho. Impossível não se imaginar numa cena de um filme americano! rs.

Além de ônibus, eu viajei de avião nessas férias. Pegamos um voo para a Califórnia partindo de Philly.

Os voos domésticos, em geral, têm mais ou menos o mesmo preço que no Brasil, masssssssssss se você quiser comer durante voo, tem que comprar seu lanchinho (eles têm máquinas para passar seu cartão de crédito). Eles servem bebidas e, muito raramente, cookies e amendoins. E se enganou quem pensou que é porque o voo é curto. Nosso voo para a Califórnia foi de pelo menos seis horas! Nenhum amendoizinho sequer. Eu sei, é triste.

Não bastasse isso, paga-se para despachar a mala. Se ela estiver dentro do peso permitido, são 25 dólares pelo despacho. Sem pagar, só mesmo uma carry-on e, mesmo assim, corre-se o risco de não conseguir embarcar com sua mala, porque os aviões estão sempre lotados! Algumas pessoas levam mais de uma carry-on e, se você está no final da fila, fica chupando o dedo. Absurdo, né? Brasil se destacando nos serviços aéreos, vocês não acham?

Lembro que me estressei muito quando cheguei nos States e tive que pegar um voo doméstico. Lembram disso? Teve overbooking e eles despacharam a minha mochila. Minha mochila!!!!!!!! Até hoje não consigo acreditar. Eles nem quiseram saber se eu tinha computador, celular, documentos importantes etc, etc lá dentro. Simplesmente despacharam. Eu odeio voos domésticos aqui. Brasil! Brasil!Amo! Amo!


No entanto, tenho que admitir que há uma coisa aqui que eu amo muito mais: metrôs. Os metrôs daqui são maravilhosos! Eles funcionam. Eles vão para todos os cantos. Não são tao caros (só alguns). São limpos e, em sua maioria, seguros. Os mapas são muito fáceis de entender e, em muitas cidades, como NY, embora enorme, são muito fáceis de usar.

*Importante lembrar do Google Maps (https://maps.google.com/). Tenho certeza que todo mundo já conhece essa ferramenta muito bem. Melhor que eu até. Porém, vale a pena colocar algumas informações aqui. Clicando em  "Como chegar" e depois no ícone para Transporte Público, podemos conseguir informações de ônibus e metros disponíveis para o trecho, localizações exatas (ele indica qual o caminho a seguir para chegar no ponto) e ainda o tempo que leva para chegar ao ponto final. Simplesmente amazing! Foi a ferramenta que mais me ajudou durante a minha viagem, além da minha própria garganta (estudem inglês!!).

Por fim, mas não menos importante, carros!


Acreditem, pode valer muito a pena alugar um carro e dirigir por aqui. Bom, até comprar um carro vale a pena. Há carros à venda por 500 dólares. Talvez menos. Sem brincadeira!

Como disse antes, optamos por dirigir até São Francisco, saindo de Los Angeles. Como estávamos em quatro, o valor ficava bem mais interessante do que ir de avião. Pois bem, ficamos encantados com a possibilidade de dirigir pela costa da Califórnia. E como foi maravilhoso!

Gastamos em torno de 130 dólares pra ficar com o carro por um dia e foi super tranquilo. (Estacionar nos morros de São Francisco não foi tao legal, mas conto essa historia mais pra frente). O que é muito bom com relação a essas empresas de aluguel de carros é que elas aceitam a carteira de motorista brasileira. Não requerem carteira internacional. Numa dessas, eu realizei meu sonho de dirigir nos Estados Unidos. Foi muito legal, ainda mais de carro automático! (acho que eles nem têm ideia do que é embreagem, haha).

Coloco links para algumas empresas de aluguel de carros. Nós viajamos com a Dollar e com a Thrifty, com carros excelentes e muito econômicos. Mas não custa falar novamente do site expedia.com, que faz a pesquisa e encontra o preço mais em conta pro usuário.

http://www.dollar.com/
http://www.enterprise.com/car_rental/home.do
http://www.thrifty.com/
https://www.alamo.com/en_US/car-rental/home.html

Ah, também é interessante lembrar que não há frentistas nos postos de gasolina. Cada um abastece seu próprio carro e paga com cartão diretamente na bomba de gasolina. Muito chique, né não? Eu adorei essa praticidade toda!

Espero ter lembrado de tudo. Qualquer coisa, atualizo o post depois. Próximo post, money!!! :D






Comentários

  1. Só uma duvida, quantos dolares por pessoa voce levou? Estou pensando em algo parecido por 40 dias lá tbm

    ResponderExcluir
  2. Felipe Campos, seguinte:

    Eu tinha uma bolsa de $500. Eu usei tudo e precisei de mais uns $200 de minhas economias. O fato é que eu procurei evitar gastos maiores. Sempre que dava pra andar a pé, eu preferia. Almoços, os mais baratos. Nada de compras etc. Foi difícil, mas consegui! :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Neve pela primeira vez

La Plaza Mayor