Minhas primeiras aulas nos States

Eu estava nervosa. Bastante nervosa!

Desde que tivemos nossa orientação em Stanford eu vinha pensando em como seriam minhas aulas. Todas as aulas aqui são muito bem preparadas, seguem um modelo próprio de syllabus.

O syllabus, que é a ementa do curso, é preparado já no início do semestre. Ele contém todas as informações que os alunos devem considerar quando escolhem cursar aquela disciplina. Cada aula deve ser pensada cuidadosamente, com objetivos bem claros, de acordo com o syllabus.

Minha aulas são às quintas. Isso que dizer que eu tenho três dias para prepará-las, o que é um alívio.
Toda segunda-feira recebo os planos de aula da professora Carolina. A partir deles devo preparar minha própria aula, que, em geral, deve revisar o conteúdo estudado durante a semana e apresentar aspectos da cultura brasileira.

E eu estou bem orgulhosa do meu trabalho e dos resultados alcançados até agora. Ainda levo um bom tempo pra preparar minhas aulas, mas isso porque quero que sejam muito bem feitas.

Acho que tive boas ideias e os alunos pareceram gostar delas.

Na primeira aula, Power Point com todos os objetivos delineados e cumpridos. Revisamos os cumprimentos, o alfabeto, os dias da semana. Teve até música do Tim Maia (Você) para estudarmos o verbo ser.

Na segunda, apresentação no Prezi finalizada com sucesso (e isso é realmente uma vitória, porque o bichinho é difícil de usar). Nessa semana, revisão de vocabulário relacionado a comida e lugares. Aproveitei pra levar imagens do nosso famoso "arroz e feijão de cada dia" e de uma deliciosa "feijoada". Para coroar, música "Comida" do Titãs.

Claro que minhas expectativas eram as mais duras: "oh, Deus, eles não vão me entender", "ai, eles não vão gostar da minha aula", "nossa, certeza que eles não vão aparecer!"; "eles vão achar que eu falo muito rápido".

Claro que nada disso aconteceu. Ok, eles nao entenderam tudo o que eu falei, mas pareciam muito interessados, especialmente quando eu mencionava algo relacionado à cultura brasileira.

Foi tudo muito melhor do que eu imaginava. Eles realmente participaram de todas as atividades e até me ajudaram quando tive uns probleminhas pra usar o Power Pointo do Mac.

Maior satisfação ainda foi ouvir uma das alunas dizer que sou uma excelente Carolina (a professora de português deles)

Essas duas primeiras aulas de português foram interessantes em dois sentidos:



  •       eu tive a certeza de que tem uma outra Monica na minha cabeça sempre me botando pra baixo (falarei sobre isso em outro post); 
  •       descobri que esses alunos americanos estão sempre dispostos a responder suas perguntas, fazer diálogos, tirar dúvidas, estudar de verdade (e essa constatação também leva em consideração as aulas de estudos latinos que estou fazendo); os alunos daqui parecem levar o estudo muito a sério;


Desabafando um pouco, devo dizer que, para o professor, esse interesse é que faz todo o trabalho valer a pena. Como aluna, penso que isso é exatamente o que falta no contexto da educação brasileira. Resume-se em compromisso, disciplina, dedicação.


A dedicação deles me faz querer ser mais dedicada ao meu trabalho. Já estou ansiosa pra saber o próximo tema. 

Logo mais, outras novidades pra vocês.
;)





Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Neve pela primeira vez

La Plaza Mayor