Momento de conquista

Ontem foi a colação dos cursos do IEL/ UNICAMP. Ontem foi a minha colação.
Enquanto tudo acontecia, eu via um filme de todos os cinco anos de faculdade. Eu lembrava o quanto eu quis entrar nessa universidade, o quanto eu quis esse curso, o quanto eu me esforcei, o quanto eu sofri, o quanto eu fui feliz...

Durante essa sessão particular, eu me sentia muito tensa...logo ia proferir meu discurso de oradora.
Quero explicar aqui o motivo de tanta tensão: a turma de Letras Noturno é incrível. Sim, não dá pra acreditar que eu tive tanta sorte! Como eu disse em meu discurso, eles foram escolhidos a dedo por Deus. Fomos colocados um no caminho do outro pra fazermos a diferença, pra ajudar, pra consolar, pra alegrar...pra tudo.

É por essas e outras que eu resolvi escrever um discurso explicando meu amor por eles. Coloco aqui porque quero poder lembrar sempre esse sentimento lindo que está em meu coração toda vez que eu penso neles.

Já ficou pra história, já é parte de mim. Letreiros pra sempre!


DISCURSO DE ORADORA
Turma de Letras Noturno (2007) - IEL/ UNICAMP
Campinas, 2 de março de 2012.


Boa noite, ilustre Sr. Diretor Associado Flávio Ribeiro de Oliveira. Boa noite, senhores professores, coordenadores e demais autoridades aqui presentes. Boa noite, senhores pais, familiares, amigos. Boa noite, formandos. Boa noite, meus amados letreiros.

Hoje nos formamos professores. Estou muito orgulhosa por essa nossa conquista. Eu me sinto honrada por me formar com vocês e por ter o privilégio de dirigir a vocês algumas palavras de carinho e agradecimento: carinho porque vocês se tornaram parte da minha família; agradecimento porque vocês foram as pessoas que mais me apoiaram e me deram força nos momentos mais difíceis pelos quais eu passei; porque vocês estavam sempre prontos a oferecer ombro e palavras amigas.

Ter a honra de ser a oradora da nossa turma também me deixa tensa, muito tensa: eu me pergunto como eu poderia fazer um discurso digno de vocês. Foi uma tarefa dificílima, porque não existem palavras suficientes para expressar a grandiosidade de cada um de vocês.

A minha tentativa aqui será a de declarar a nossos pais, amigos, aos presentes aquilo que sempre soubemos: que somos uma família.

Não os nomeio família à toa. Cada um de nós já foi pai, orgulhando-se um do outro e de suas conquistas; foi mãe, protegendo e preocupando-se; foi irmão ou irmã, estando ao lado, disposto a alegrar o outro; foi filho ou filha, procurando por um colo, um conselho, um olhar, um sorriso, uma bronca...

Nós já sofremos e superamos dificuldades juntos, cada dia mais unidos, mais fortes, mais amados uns pelos outros. Deus tinha um grande plano quando nos colocou juntos na turma de Letras Noturno do IEL, na tão sonhada Unicamp. Por isso, hoje, amigos queridos, vivenciamos um momento de alegria com um gostinho muito amargo. Nós nos despedimos de anos maravilhosos de diversão e companheirismo. Foi uma fase incrível, que não vai ser esquecida.

Agora, formados professores, temos que dar início a uma das mais lindas responsabilidades: educar. A maioria de nós já vivencia essa experiência. Sabemos que o desafio é tamanho, mas por mais difíceis que sejam os obstáculos envolvendo a educação hoje, asseguro que a profissão nos gratifica em maior proporção.

Relembrando nossos momentos juntos, sinto-me mais gratificada ainda, porque, além de Saussure, Chomsky, Bakhtin, Vygotsky, de nossos queridos professores aqui presentes e de outros ainda que nos ensinaram tanto ao longo desses cinco anos, o aprendizado que tive com cada um de vocês foi essencial para a formação de minha atitude como professora:

Ana, você me ensinou tudo sobre disciplina e superação.

Bruna, devo a você toda a minha gentileza.

Bié, procuro oferecer seus abraços aconchegantes. É difícil serem tão bons quanto os seus, mas eu tento.

Carol Basseto, você me mostrou que é possível conciliar estudos e bons seriados.

Carol Marialva, estou tentando ser esforçada como você.

Carol Rocha, sua dedicação sempre me impressionou. Eu te admiro muito.

Danilo, você sempre esteve disposto a nos ajudar; quero ser assim também.

Flávia, eu me esforço muito pra ter um coração maravilhoso como o seu. 

Lu, é lindo como você está sempre nos apoiando; você me faz sentir mais forte.

Maísa, sua simpatia, e Milena, sua fofura, deveriam ser metas pra todos.

Marília, você é meu exemplo de pessoa trabalhadora, que olha para o futuro com esperança.

Mônica, sua perseverança é divina.

Patty, o dom do companheirismo foi dado a poucos, posso garantir que você o recebeu várias vezes.

Lidiane, Maurício, quero deixar marcas nas vidas das pessoas como vocês fizeram.

Miguel e Maluzinha, quero olhar sempre pra vocês  e tentar revigorar minha alma de criança.

Eu realmente só tenho a agradecer. Vocês foram graça em abundância em minha vida. Peço a Deus que dê continuidade a esse plano lindo: que possamos ser sempre a família do IEL.

Aproveitando os versos dessa música que fez história entre nós, digo a vocês: espero que sempre consigamos momentos juntos, sorrindo e cantando, porque nós sim descobrimos a duras penas que deste mundo não levamos nada. Esta hora, este momento com vocês é da mais pura alegria pra mim. Amo muito cada um de vocês.

De coração, muito obrigada!

Comentários

  1. Só pra avisar que já li... Depois comento pessoalmente rsrsrs Sincera como sempre

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Neve pela primeira vez

La Plaza Mayor